logo

Atualidades

Cáceres registra 13 novos casos de AIDS só em janeiro


Por Jornal Oeste

A molecada perdeu o medo de vez’. A frase é da Gerente do Programa DST/AIDS de Cáceres, Vanderly Muniz ao revelar com exclusividade ao Jornal Oeste que o setor que é referência no País, registrou só no mês de janeiro de deste ano, 13 novos casos de AIDS, 1 caso de Hepatite B e 8 casos de sífilis.

 

Os dados confirmam o alerta feito gerente em novembro do ano passado, que chamou a atenção para uma possível epidemia entre jovens.

 

Na ocasião, ela explicou que dados do programa apontavam que o vírus HIV estava proliferando, principalmente, entre jovens de 18 a 29 anos.

 

‘O jovem perdeu o medo da AIDS. Banalizou o uso de preservativo. Precisamos difundir esta informação sob pena de termos em curto espaço de tempo uma epidemia da doença’, alertou acrescentando que diariamente jovens tem procurado o CTA para realização do teste, o que indica que eles estão mantendo relações sexuais sem preservativo”.

 

Hoje em Cáceres existem 400 infectados fazendo tratamento contra AIDS com auxilio do CTA/SAE. Apesar do surgimento de novos casos, o programa registrou queda no número de óbitos pela doença no ano passado.

 

Foram seis casos (quatro homens e duas mulheres), contra 13 em 2013 (oito homens e cinco mulheres) e sete em 2012 (cinco homens e duas mulheres).

 

A redução de vítimas fatais é atribuída ao tratamento considerado referência do CTA.

 

“O CTA de Cáceres é referência no Estado. O paciente que trata corretamente, dificilmente morre por complicação da doença. Os que morrem são porque abandonam o tratamento”. (Com Sinézio Alcântara).


MATO GROSSO

Exportação de carne bovina em MT registra maior volume da história em 1 mês

Estado embarcou 83 mil toneladas e faturou mais de US$ 356 milhões no primeiro mês de 2026. O resultado representa aumento de 53,18% em comparação com janeiro do ano passado.


PRESO INJUSTAMENTE

Justiça inocenta jovem que respondia por furto no lugar do primo dele em Cáceres

Justiça decretou "nulidade absoluta" do processo após constatação de que primo usou dados da vítima indevidamente


BRASIL

Pesquisa diz que 73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6x1

Apoiadores ressaltam que a medida deve ser sem redução de salário

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.